quinta-feira, 29 de maio de 2008

SABER COM SABOR

1ª Jornada de Biodireito pela dignidade da pessoa humana

Charles Pierre Baudelaire, poeta francês, nos lembra que para não sermos os escravos martirizados pelo tempo, devemos nos embriagar sem descanso, de vinho, poesia ou virtude, a nossa escolha e nós acrescentamos ainda, que além de vinho, poesia e virtude, conhecimento, a vontade.

Inebriados pelo incentivo do Professor Milton e a sede de conhecimento, cerca de 200 acadêmicos, jovens e adultos do primeiro semestre do curso de direito, matutino e noturno, do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC), se envolveram nos afazeres do saboroso banquete do saber. O cardápio foi seleto, requintado, porém, polêmico, mas relevante: AIDS e Direito, Experiências com seres humanos, Transplantes de órgãos e tecidos humanos, Biodireito e questões de estética humana e Eutanásia.

Foram quatro dias de exposição de saberes ao sabor da criatividade de cada acadêmico envolvido com as suas respectivas equipes. Médicos, nutricionista, infectologistas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos da área de saúde, também participaram, como convidados especiais, na farta mesa do banquete de iguarias do saber.

E como não poderia deixar de ser, de sobremesa os participantes contaram com a poética musical do acadêmico Peterson e Everson no momento cultural, sob os aplausos calorosos da platéia e intensos pedidos de bis.

Nesta incandescente discussão, todos assumiram a sua posição na tribuna de honra para expor o resultado de sua inquietante pesquisa, na esperança de compreender o porquê que determinadas situações no decorrer dos tempos tirou, tira e vai continuar tirando ainda, o sono de tanta gente deste planeta.

Com elegância, timidez, nervosismo, mas acima de tudo, muita ousadia, os alunos, pesquisadores, deram o seu recado a uma platéia atenta a cada detalhe. Valeu pelo esforço, valeu pelo compromisso, valeu pelo percurso, valeu pela receptividade, valeu pela credibilidade dos parceiros, valeu pelo carinho dos funcionários (as) do ICEC, valeu pelo respeito e acima de tudo pelo brilho no olhar. Com isso evidencia-se que o saber com sabor pode e deve ultrapassar sempre as fronteiras da realidade aparente. Valeu Professor Milton, mas o banquete continua no próximo semestre, com muito mais fartura e opulência em seu cardápio. (Por: Janete Manacá)

http://www.paginaunica.com.br/noticia.php?id=7894&categoria=Artigo

Nenhum comentário: